funcionária sedentária, cansada e desmotivada, debruçada sobre a mesa de trabalho

Sedentarismo nas empresas: Como o RH pode combater este inimigo da saúde e da produtividade

O sedentarismo nas empresas é um problema comum, porém, na maioria das vezes é completamente ignorado pelos gestores. A rotina de trabalho nos escritórios, onde os profissionais passam mais horas sentados na frente do computador do que se movimentando, colabora bastante para o agravamento da situação.

Contudo, existem meios eficientes de combater esse problema e garantir uma equipe mais produtiva e saudável.

Continue lendo esse post e descubra quais são os impactos que o sedentarismo pode causar, e veja também como combater este grande inimigo, adotando algumas medidas funcionais. Confira!

Afinal, o que é o sedentarismo?

De forma simples e direta, o sedentarismo corresponde a uma condição que se caracteriza pela diminuição ou então ausência total das atividades físicas.

Esta ausência resulta em uma redução no gasto calórico, além de acarretar em diversos outros problemas. Quando o sedentarismo impera nas empresas, há um prejuízo considerável tanto para os colaboradores, quanto para a organização. Ou seja, todos saem perdendo!

Consequências para os colaboradores

Para os funcionários, uma rotina de trabalho sedentária pode acarretar em vários problemas que afetam sua saúde física e mental.

Além de promover um aumento do peso corporal, o sedentarismo também eleva o risco para o desenvolvimento de doenças como:

  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Obesidade
  • Doenças cardiovasculares
  • Osteoporose
  • Infartos

Os impactos do sedentarismo não se restringem apenas à saúde física dos colaboradores. Sua saúde mental também é igualmente prejudicada.

Isso porque, profissionais sedentários costumam apresentar problemas de autoestima, depressão, ansiedade e estresse. Além disso, também há um risco maior de pessoas sedentárias serem acometidas por desordens neurológicas como Alzheimer e Parkinson,

Ou seja, o sedentarismo nas empresas provoca nos profissionais uma perda de equilíbrio físico e emocional que geram inúmeras disfunções orgânicas, podendo inclusive levar o indivíduo à morte.

Consequências para a empresa

As consequências do sedentarismo também afetam as empresas de várias maneiras. E não é difícil entender o porquê.

Os problemas que o sedentarismo provoca na saúde física e mental dos colaboradores, acaba gerando um aumento no número de faltas e licenças médicas. Com isso, os custos com planos de saúde e contratações temporárias para repor a mão de obra acabam incrementando as despesas da empresa.

Prova disso é que, segundo a revista The Physician and Sportsmedicine, os custos diretos referentes a problemas de saúde que uma empresa precisa lidar anualmente ultrapassam R$1.500,00.

Isso sem contar nos custos indiretos que as empresas costumam sofrer devido a problemas com sedentarismo na equipe. Quando a empresa não consegue fazer a reposição de pessoal, a redistribuição de tarefas pode acabar sobrecarregando a equipe. E, com isso, gerar prejuízos na qualidade do serviço.

Além disso, também há uma queda acentuada na produtividade. Afinal, dificilmente o colaborador terá condições de apresentar um bom desempenho no trabalho, se as suas condições físicas e mentais não colaborarem para isso.

Dicas para combater o sedentarismo nas empresas

O sedentarismo nas empresas é um problema real, mas que pode ser contornado. Para isso, é necessário que o departamento de recursos humanos adote ações que possam estimular a atividade física dos funcionários.

Ao incluir atividades físicas na rotina de trabalho dos colaboradores, é possível obter grandes benefícios, como:

  • Redução do estresse
  • Melhora na concentração e memória
  • Aumento da produtividade
  • Queda no absenteísmo

Além disso, conforme mostra um relatório da Johns Hopkins Boomber School of Public Health, os colaboradores fisicamente ativos, exigem menos licenças médicas. Como resultado, há um custo menor com a saúde desses profissionais.

Uma pesquisa feita pela Leeds Metropolitan University também revelou que os trabalhadores que se exercitam mais, apresentam uma performance muito melhor no ambiente de trabalho do que aqueles que não praticam atividade física.

Por isso, incentivar a sua equipe para a prática de atividade física é fundamental. Afinal, estimulando essa prática, as empresas protegem a saúde dos seus funcionários. E isto impacta positivamente no rendimento do trabalho.

Para ajudar nessa transformação de hábitos no ambiente corporativo, listamos a seguir algumas soluções para combater o sedentarismo nas empresas. Confira!

1. Faça campanhas para o uso de escadas

Pode não parecer, mas o simples ato de subir e descer escadas ajuda a queimar calorias, eleva a resistência física e trabalha os músculos das pernas. Como resultado, esta simples mudança pode impactar positivamente no rendimento dos seus colaboradores.

Por isso, incentive essa prática realizando campanhas internas. Para isso, você pode usar banners, colocar avisos, distribuir cartilhas entre outras ações. O mais importante aqui é estimular sua equipe a deixar de lado o elevador e passar a usar as escadas com mais frequência.

2. Incentive o uso de bicicletas

Usar a bicicleta como meio para se deslocar até o ambiente de trabalho é uma excelente medida para reduzir o sedentarismo nas empresas. Para isso, é importante que as empresas favoreçam essa prática. Como fazer isso?

Procure incluir estruturas que sirvam de suporte para que o funcionário passe a usar mais a bicicleta para se locomover até o trabalho, como:

  • Presença de duchas para quem quiser tomar banho
  • Locais adequados para guardar a bicicleta dos funcionários
  • Presença de armários para os funcionários guardarem seus pertences.

E esta simples mudança sem dúvida irá trazer grandes benefícios. Tanto para a saúde da sua equipe, quanto para a empresa em si.

3. Estimule também os cuidados com a alimentação

Para garantir o bem-estar físico e mental da sua equipe, além de incentivar a atividade física, também é importante promover uma alimentação saudável na empresa.

Para isso, a dica é adotar ações que estimulem a sua equipe a se alimentar de forma saudável. Se os funcionários costumam fazer as refeições diretamente na empresa, monte um cardápio saudável para os colaboradores. Além disso, também promova campanhas internas demonstrando os benefícios que uma alimentação equilibrada pode oferecer para a saúde.

Para os funcionários que não realizam suas refeições na empresa, ofereça cestas de frutas e alimentos saudáveis para compor sua alimentação.

Nesse caso, qualquer ação que seja feita com o objetivo de promover uma alimentação mais saudável e balanceada é super válida. E deve ser vista como prioridade quando se trata de afastar o sedentarismo nas empresas.

4. Promova sessões de alongamentos

O alongamento é tão importante quanto qualquer prática esportiva. Ele ajuda a relaxar os músculos, libera os radicais livres, diminui o estresse e traz mais disposição.

Por isso, promover momentos de alongamento antes, durante ou após o expediente pode oferecer muitos benefícios para o rendimento da sua equipe.

Para isso, separe um local onde todos os membros da equipe possam se reunir para compartilhar essa prática. Além disso, adote campanhas internas para estimular os colaboradores a fazer parte dos alongamentos e levar essa prática também para fora do ambiente de trabalho.

5. Faça parcerias com programas de incentivo a atividade física corporativa

Esta sem dúvida é uma das medidas mais eficientes para estimular a prática de atividade física e combater o sedentarismo nas empresas.

Isso porque os programas, que incentivam a prática de exercícios, possibilitam que os colaboradores tenham acesso a uma grande variedade de modalidades, em academias e estúdios parceiros. Assim os colaboradores têm muito mais opções de escolha e podem optar pelas atividades que mais lhes agradam.

Além disso, oferecer esse tipo de benefício, demonstra que a empresa realmente se importa com o bem estar e a saúde de seus colaboradores. O resultado é uma equipe muito mais motivada e produtiva.

Como a Key4fit pode ajudar sua empresa

Key4fit é um benefício corporativo onde os colaboradores podem agendar atividades avulsas em diversas academias e estúdios parceiros. 

Através de uma parceria firmada junto à Key4fit, a empresa disponibiliza, a seu critério, uma quantidade de créditos para que os colaboradores possam agendar atividades nos estabelecimentos parceiros. 

Com Key4fit não existe mensalidade fixa, a empresa só paga as atividades agendadas. Ou seja, é uma garantia de que todo o valor investido foi aproveitado e trará retorno positivo para a empresa com o bem estar dos seus colaboradores.

Agora que você já sabe como combater o sedentarismo nas empresas, não perca tempo. Acesse agora mesmo nosso site e conheça mais sobre o benefício corporativo key4fit!