funcionarios de uma empresa

Atração e retenção de talentos - o segredo das melhores empresas

Manter bons índices de retenção de talentos sem dúvida é um dos principais pontos para uma eficiente gestão de pessoas e também para que a empresa se consolide em um mercado cada vez mais competitivo. Contudo, este também vem sendo o maior desafio para muitos executivos e profissionais de RH.

Afinal, quais ações são necessárias para manter os colaboradores motivados e satisfeitos? O que fazer para diminuir a taxa de turnover nas empresas?

Estas são questões muito comuns no meio corporativo. Afinal, os altos índices de rotatividade, aliado a dificuldade nos processos de recrutamento geram prejuízos para as empresas. Por isso, saber qual solução adotar para evitar problemas como estes é uma necessidade constante de muitas organizações.

E é exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. Quer saber qual é o segredo das melhores empresas para atrair e reter talentos? Então continue sua leitura. E descubra qual ação ajuda a impactar positivamente os índices de atração e retenção de talentos nas empresas.

Importância da atração e retenção de talentos para as empresas

Adotar práticas que visam a atração e retenção de talentos é essencial para a performance de uma empresa. E os motivos que justificam essa importância são vários.

Para começar, um profissional talentoso, consegue ser muito mais produtivo do que um colaborador comum. Principalmente em atividades que apresentam um nível de complexidade maior.

Investir em práticas que ajudam a atrair e reter talentos também garantir como benefícios para as empresas:

  • Melhora o engajamento
  • Eleva a produtividade
  • Melhora o clima organizacional
  • Promove mais harmonia ao ambiente de trabalho
  • Amplia o capital intelectual da empresa

Além disso, investir na atração e retenção de talentos também ajuda a diminuir os índices de turnover na organização. Como resultado, evita-se muitos gastos com contratações e treinamentos.

No que se trata de rotatividade de funcionários, o Brasil é um dos países que se destaca. Só para ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Robert Half revelou que a taxa de rotatividade nas empresas aumentou 82% entre 2010 e 2019. 

Além disso, segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconomicos), apenas em 2016, o índice de rotatividade chegou a 40% nas empresas brasileiras.

Ou seja, aplicar recursos para atração e retenção de talentos é algo que as empresas precisam focar. Principalmente se o objetivo for contar com uma equipe estratégica, produtiva e pronta para atuar em qualquer cenário.

Fatores que dificultam a atração e retenção de talentos

No geral, existem alguns fatores que dificultam a atração e retenção de talentos no meio corporativo. Entre os principais estão a desmotivação e um ambiente de trabalho que não oferece qualidade de vida.

Atualmente, mais do que remuneração ou então reconhecimento profissional, os grandes talentos buscam outros diferenciais para se manter na empresa. A promoção de bem-estar no ambiente de trabalho é uma delas.

Por isso, investir em recursos capazes de promover mais qualidade de vida a sua equipe pode ser o melhor caminho para atrair e reter talentos na sua equipe. 

Inclusive, as grandes empresas que estão conseguindo se consolidar no mercado já enxergam essa necessidade. E, por isso, estão investindo cada vez mais em bem-estar para seus colaboradores, dentro e fora do ambiente de trabalho.

O que significa qualidade de vida no ambiente de trabalho

Para entender a importância da qualidade de vida para atração e retenção é preciso entender o que esta expressão significa.

Basicamente, a qualidade de vida no trabalho são as ações que uma empresa faz para gerar boas condições de trabalho. E, com isso, promover o bem-estar da sua equipe dentro e fora da empresa.

Ações como a criação de espaço de lazer. Ou então um ambiente de trabalho ergonômico e favorável às boas práticas de trabalho são importantes. Mas, é preciso entender que isto não é o suficiente para levar mais bem-estar aos seus funcionários.

A satisfação plena no trabalho que gera um maior índice de atração e retenção nas empresas se conquista com medidas que vão além disso.

É preciso ter uma visão mais holística sobre o colaborador, o que afeta sua rotina de trabalho e produtividade. Para que, dessa forma, seja possível oferecer diferenciais que possam gerar interesse de novos talentos. E também evitar a perda de bons profissionais em sua equipe.

Como investir em qualidade de vida ajuda na atração e retenção de talentos

Uma empresa que deseja atrair e reter talentos para sua equipe não deve focar apenas na oferta de remunerações maiores. Nesse caso é preciso adotar estratégias que promovam bem-estar dentro das empresas também é importante.

Sua empresa precisa mostrar que se importa com a saúde e qualidade de vida dos seus funcionários. Nesse sentido, investir em iniciativas que levem mais bem-estar aos seus colaboradores pode ajudar no alcance desse propósito. 

Ou seja, para atrair novos talentos ou então reter funcionários de alto nível, o segredo está em focar na qualidade de vida da sua equipe.

Prova disso é o que mostra o relatório feito pela empresa britânica Capita Employee Benefits. Neste relatório, 44,8% dos colaboradores entrevistados mencionaram avaliar o empregador com base no seu compromisso com o bem-estar dos empregados.

Este dado reforça a importância que os colaboradores dão aos benefícios que empresas com estratégias de bem-estar definidas podem oferecer. 

E não é difícil compreender o porquê isso acontece!

Um ambiente de trabalho que não foca na qualidade de vida da sua equipe, gera impactos negativos na saúde física. E também na saúde mental dos seus funcionários. Como resultado, ocorrem várias consequências que podem comprometer sua vida profissional, como:

  • Queda na motivação 
  • Alto índice de estresse 
  • Falta de atenção
  • Queda na autoestima
  • Ansiedade.

Para as empresas, estes fatores acabam gerando consequências que prejudicam sua performance. A falta de engajamento, baixa produtividade e alta rotatividade são alguns deles.

Sendo assim, adotar iniciativas de bem-estar e qualidade de vida dos seus colaboradores ajuda a eliminar todos estes fatores acima. E cria uma imagem ainda mais positiva, que ajuda a atrair, bem como reter novos talentos para sua empresa.

Como o Key4fit pode ajudar na atração e retenção de talentos para sua empresa

Existem várias maneiras de uma empresa trabalhar o bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. E, com isso, criar um diferencial em sua cultura organizacional que ajude a atrair e reter mais talentos.

Mas, entre as principais, investir em medidas que estimulem a adoção de práticas mais saudáveis é a que gera melhores resultados.

Nesse sentido, a Key4fit é um benefício corporativo que pode ajudar a sua organização a gerar esse diferencial competitivo.

Com o benefício corporativo Key4fit fazendo parte das estratégias de atração e retenção de talentos, sua empresa tem muito a ganhar.

Além de não exigir o pagamento de mensalidades fixas, este benefício também é vantajoso porque:

Ajuda a manter seus colaboradores ativos

Com a prática regular de atividades físicas nas academias e estúdios parceiros, sua equipe se manterá mais ativa e saudável. Como resultado, seus colaboradores se manterão mais focados, concentrados  e produtivos.

Fatores como estes ajudam a melhorar a performance profissional. E é exatamente este diferencial que muitos profissionais buscam para atuar em uma empresa.

Promove maior satisfação no ambiente de trabalho

Key4fit é um benefício que também eleva o espírito de equipe entre os funcionários. Assim, além de trabalhar a saúde e bem-estar da sua equipe, você melhora o engajamento entre os colaboradores. E isto ajuda a criar um ambiente de trabalho mais feliz, elevando o nível de satisfação da sua equipe.

Fonte de incentivo para carreira profissional

O benefício corporativo Key4fit também pode ser aplicado como uma fonte de incentivo para carreira profissional na sua empresa. Isso porque, você pode oferecer bônus especiais aos colaboradores com mais experiência ou tempo de carreira.

A atração e retenção de talentos não precisa mais ser vista como um grande desafio pelas empresas. Atualmente, as organizações que oferecem benefícios ligados à saúde e bem-estar dos seus funcionários conseguem sair na frente neste sentido.

E chamar a atenção de grandes talentos no mercado, bem como evitar que funcionários deixem a empresa por diferença salarial.

Conte com a Key4fit para promover um ambiente de trabalho com mais qualidade de vida para seus funcionários. Entre em contato conosco e conheça mais sobre este benefício corporativo!